segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo ! (de novo...)

Feliz Ano Novo! É a saudação do momento!
Vemos familiares, amigos e vizinhos  se abraçando desejando os mais sinceros votos de felicidades e mais uma vez nossa esperança é renovada, aguardando “dias melhores”. Todavia, para muitos, basta lembrar o reveillon passado, para perceberem que apesar dos mesmos votos proferidos, infelizmente, de lá para cá, pouco ou nada mudou! Para eles, a felicidade é reduzida a um vago conceito, algo semelhante a um sonho. Por isso,  esses sofredores dificilmente dirão “Feliz Ano Novo” sem uma pontinha de descrédito, ironia ou como mera formalidade social.

Na Bíblia, em Tiago 2:15,16, lemos: “Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?”

Embora o texto trate primeiramente de ajuda humanitária, aprendemos também que, de nada adianta, falar meras palavras de ânimo a alguém se, tendo condições, nada fizermos de fato!

Mas, o que podemos fazer para que as pessoas sejam verdadeiramente felizes? Temos visto mesas fartas onde a felicidade está ausente, às vezes até presenciamos cenas deploráveis, onde  pessoas se entregam às bebidas e outras drogas, numa tentativa desesperada de se sentirem felizes!

Nós, os que cremos em Jesus Cristo, sabemos que a verdadeira felicidade não está na alegria momentânea de um desejo realizado; nós bem sabemos que o homem só é feliz quando encontra a Paz com Deus através de Jesus!

Só Jesus cancela nossa dívida para com Deus, só Jesus nos dá forças e orientação pra viver, só Jesus nos garante a vida eterna!

Deste modo, torna-se urgente que apresentemos Jesus aos outros, para que  tenham, de fato, um Feliz Ano Novo!

Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia. Sl 84:12
Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Coríntios 5:17

sábado, 29 de dezembro de 2012

Natal, Ontem e Hoje!


Naquele primeiro natal, para José e Maria não havia peru na mesa, nem mesmo mesa havia, apenas uma manjedoura, servindo de bercinho para o recém-nascido. Não havia roupas caras, apenas a roupa surrada de uma viagem cansativa até Belém e alguns panos envolvendo o bebê.
Não havia nem mesmo presentes, pois os magos ainda estavam a caminho e só chegariam muitos meses mais tarde.
Na verdade, o grande presente estava ali, conforme fora anunciado pelo anjo: Jesus o Filho de Deus, veio ao mundo para salvar o homem perdido!
Os anjos celebraram com entusiasmo esta data tão especial e cantaram a Glória de Deus e a Paz aos homens!!!
E hoje?
Para que o natal seja comemorado satisfatoriamente, tudo é preparado com bastante presteza, e não se costuma poupar nesta data tão especial. Para a decoração natalina, árvores são enfeitadas, e para alegria de todos, presentes comprados, roupas novas inauguradas, especial do Roberto na TV, músicas e grandes celebrações nas casas e nos salões. Mas, onde está Jesus?
Podemos vê-lo, ainda bebê, na cena do presépio, e ouvir dele nas canções natalinas. O que muitos se esquecem é que o aniversariante cresceu, e como homem feito, com 33 anos, depois de uma vida perfeita e benfazeja, carregou o grande fardo da ira de Deus sobre os pecados humanos, morrendo na cruz pelos pecadores! Também precisamos lembrar que a morte não pôde detê-lo e que, ao terceiro dia, ressuscitou!
É certo que Jesus nasceu em Belém, mas, como vimos, esta não é toda a história; Jesus não apenas nasceu, como viveu , morreu e ressuscitou para a nossa salvação!
Por isso, hoje não apenas relembramos o seu nascimento, não estamos cultuando o Deus-Menino, e sim adorando o nosso salvador que comprou nossa liberdade ao preço de seu sangue!
Não é apenas mais uma bela história de Natal, é antes de tudo a nossa história pois não haveria perdão de pecados e salvação para ninguém se Ele não tivesse vindo.  Feliz Natal!!!