segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Afinal, O que Há de Errado com o Carnaval?

Para muitos esta pergunta não faz o menor sentido, pois basta olhar a imoralidade  exposta nesta festa popular, bem como ouvir o paganismo das letras de seus sambas-enredo para saber que tal festa é maléfica. Todavia, para tantos outros isto não parece tão claro; afinal o que pode haver de errado num movimento que une ricos e pobres, com músicas, danças e alegria? Sem contar o enorme número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil pela fama e beleza do carnaval tupiniquim? E não é raro ouvirmos falar de “blocos evangélicos” que parecem abençoar tudo isto. Por isso, creio que é cabível perguntar: O que há de errado no Carnaval? Ouçamos o que diz as Escrituras: “Como o louco que lança de si faíscas, flechas e mortandades,  assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Fiz isso por brincadeira”.Pv. 26.18,19;Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” II Timóteo 2.22. Sim, o grande engano do Carnaval é considerá-lo apenas uma grande brincadeira, sem se dar contas de que tal brincadeira tem por finalidade despir as mulheres, embebedá-las e seduzí-las. Devemos reparar que muito mais do que a soma arrecadada, as pessoas empregadas e a beleza dos carros alegóricos, o carnaval traz sobre si a culpa pelo expressivo aumento do consumo de álcool e drogas, da violência, da gravidez irresponsável, dos acidentes de trânsito, da infidelidade conjugal, do abandono dos lares, dos estupros, do abuso de menores, das depredações, das doenças sexualmente transmissíveis, e da imoralidade e do paganismo já mencionados. Mas muitos dizem que “basta usar camisinha”; mas isto não é suficiente para evitar todos os males mencionados acima; e até nos casos de gravidez e de doenças, como podemos esperar que pessoas tomadas pela bebida ou pelas drogas terão o cuidado de usar preservativo? Não quero dizer que todo aquele que participa do carnaval seja bêbado ou drogado, contudo, aparentemente, em meio à folia, são minoria os que não se entregam a tais excessos, e mesmo estes muitas vezes são vítimas das atitudes dos outros. Mas, o pior de todos os males é justamente aquele do qual menos se fala: O carnaval está em frontal desobediência à Lei de Deus!
O carnaval ataca a estremece as bases da família, salientando o delírio dos prazeres mundanos enquanto o Senhor Deus é aquele que zela pela pureza e a santidade da família. Lembremos que a   amizade do mundo se constitui em inimizade contra Deus.
Certa vez, os inimigos do povo de Israel, vendo que não podiam vencê-lo, depois de terem apelado até para magia negra, perceberam que com moças, músicas, danças, comidas e bebidas teriam mais sucesso, e de fato tiveram, pois o povo de Deus se entregou às festas e à prostituição, trazendo sobre si o justo castigo do Senhor, como nenhum de seus inimigos havia conseguido até então (Cf. Números Caps. 22-25). Assim, olhando atentamente, veremos nosso velho inimigo usando suas velhas armas.

Devemos acordar para esta realidade! E não apenas os adultos, mas, principalmente as crianças, pois o “ingênuo”carnaval infantil é uma maneira de incutir no coração da criança desde cedo que o carnaval não passa de uma saudável brincadeira. Como esperamos mais tarde mudar-lhes o sentimento,  se para elas já não é ofensivo vestir-se de diabinhos, executar danças insinuantes e repetir canções de duplo sentido? Convém ressaltar que o crente não é nem deve ser um indivíduo tristonho, mal-humorado e infeliz; pelo contrário, tem ele a maior alegria, que o mundo não possui, a alegria de, em Cristo, ser chamado filho de Deus, mas tal alegria é preservada por uma atitude responsável de respeito a Deus a si mesmo e ao próximo. O grande erro do carnaval é retirar das pessoas o respeito e o recato, tão necessários a qualquer relacionamento sadio. Mantenhamo-nos longe deste mal, e que Deus assim nos abençoe!

2 comentários:

  1. Olá Pastor! Quero parabenizá-lo por essa maravilhosa iniciativa, em tempo tão oportuno, para despertar nossos jovens, crianças e crentes em geral, sobre as ciladas dessa festa demoníaca. Estou feliz por poder ser participante dessa idéia e me comprometo à divulgá-la. Fique com Deus, até breve!

    ResponderExcluir