sexta-feira, 26 de abril de 2013

NÃO SE TORNE UM FALSO PROFETA!


Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram. Jeremias 23:21 


Hoje em dia um novo padrão de comportamento está sendo amplamente divulgado entre os crentes.  Ensina-se que quando alguém quer muito uma coisa ou algo que julgue ser justo deve “profetizar” para que isto aconteça. Contudo, precisamos ter muito cuidado com isso para que não nos tornemos falsos profetas.

a) A Bíblia nos dá algumas formas seguras de identificar o falso profeta:

1. É falso profeta aquele que fala em nome de Deus que algo vai acontecer e aquilo não se cumpre!

Deuteronômio 18:
21  Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
22  Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.

2. É falso profeta aquele que depois de ter sua profecia cumprida, tendo ganho a confiança da igreja a leva a servir outros deuses e a afasta o povo dos mandamentos de Deus!

Deuteronômio 13:
1 Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciarum sinal ou prodígio,
2  e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,
3  não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
4  Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.
5  Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.

3. Os falsos profetas profetizam segundo o seu próprio querer, ou conforme agradar o ouvinte:
Nos tempos difíceis do profeta Jeremias, muitos saíam a profetizar coisas boas, como forma de animar o povo, contudo vejam o que disse o Senhor:
Jeremias 14:
14  Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa,  adivinhaçãovaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.
15  Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas.

b) A Verdadeira Profecia é firmada na BíbliaSagrada

1. Tem consciência de ser enviada por Cristo para ensinar as pessoas a obedecer a Sua vontade:
Mateus 20.
18  Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenhoordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

João 14:26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

2. Prepara a Igreja para a fidelidade a Cristo nas aflições!
João 16:33  Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
2 Coríntios 6:4  Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,
Colossenses 1:24  Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;
2 Timóteo 4:5  Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
I Tessalonicenses 1.
6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,
7  de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.

1 Coríntios 10:13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
João 5:24  Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Apocalipse 2:10  Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

c) Profetizar é falar o que Deus ordenou!

Deuteronômio 18:
20  Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto.

Lembremos do bom exemplo de Micaías:
1 Reis 22:
13  O mensageiro que fora chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles e fala o que é bom.
14  Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei.

Assim, podemos afirmar que profetizar não é o mesmo que falar coisas agradáveis e também não quer dizer necessariamente tentar predizer o futuro e sim falar segundo a vontade de Deus!


d) Como tratar os profetas

Na Igreja do Novo Testamento, profetas são aqueles que trazem ensino e consolo, contudo eles devem ser julgados pelos cristãos que os ouvem para que só aceitem a Palavra que procede de Deus e seus espíritos devem estar sujeitos a isto, para que não haja confusão na Igreja.

1. Os profetas devem ser julgados

No Novo Testamento o apóstolo Paulo nos ensina sobre os profetas na Igreja:
1 Coríntios 14
29  Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.
30  Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro.
31  Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados.
32  Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas;
33  porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,

2. O padrão para julgar os profetas é o Evangelho, o ensino de Jesus, a Bíblia Sagrada!

Atos 17:11  Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

Gálatas 1. 8  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

1 Timóteo 6:
3  Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,
4  é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,
5  altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.


CONCLUSÃO

Assim, quando um crente que desejar muito uma coisa ou algo que julgue justo, não deve “profetizar”, “determinar” ou “decretar” isto ou aquilo, e sim orar com fé, expondo seu pedido e aguardando que o Senhor, segundo a Sua vontade lhe dê o que for melhor!


1 João 5:14 ¶ E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Tiago 4.
13  Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14  Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15  Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Podemos e devemos profetizar, isto é, falar com toda a segurança do que a Bíblia Sagrada nos ensina, contudo, não profetizemos sobre o que não sabemos, para não incorrermos no erro do falso profeta; falemos como falou o apóstolo Paulo:

Atos 18:21  Mas, despedindo-se, disse: Se Deus quiser, voltarei para vós outros. E, embarcando, partiu de Éfeso.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Dia de Tiradentes


Dia 21 de abril, data marcante em nosso calendário: feriado de Tiradentes. Neste dia comemoramos o ato heróico de Joaquim José da Silva Xavier, que em 1792 entregava sua vida pelo ideal da independência do Brasil; a independência que só viria a ser proclamada trinta anos depois por D. Pedro I, neto da rainha que mandou executar o nosso herói. Sem dúvida é um dia a ser lembrado!
Contudo, algo muito interessante observamos nas pinturas que fazem alusão à data, nas quais, geralmente, vemos um homem com uma corda no pescoço, em traços muito semelhantes aos que o catolicismo costuma pintar como sendo a face de nosso Senhor Jesus Cristo. Como brasileiro sou grato àqueles que fizeram nossa história; todavia, precisamos reparar bem na diferença que existe entre a morte do Tiradentes e a crucificação de Jesus.
Não esqueçamos que Tiradentes, sem delatar seus companheiros, bravamente morreu por um nobre ideal, o de ver seu país livre da exploração estrangeira. Entretanto, sabemos que ele não foi um santo, sem pecados, pois como a Bíblia sempre nos recorda, só Jesus Cristo viveu sem pecado! E, apesar de todo o esforço da Inconfidência Mineira, ainda hoje nos vemos sob o domínio cultural e econômico das grandes potências mundiais.
Já o nosso amado Senhor, não veio ao mundo, apenas morrer por um ideal; de forma alguma! Jesus trouxe, de fato, a vida eterna a todo aquele que nEle crê! Em Jesus nosso perdão foi conquistado a preço de sangue, e sua morte não foi o fim de seu ministério entre nós, porque bem sabemos que Ele ressuscitou, apareceu a muitos e depois enviou Seu santo Espírito para morar em nós e nos capacitar a vivermos para Ele!
Jesus não morreu por um ideal; Ele morreu por mim! Sua morte não marca o princípio de um movimento de independência, e sim a certeza da total e completa libertação do castigo divino e nossa plena reconciliação com Deus!
Salve 21 de abril! Que Tiradentes e sua luta jamais sejam esquecidos! Mas, sobretudo, jamais esqueçamos que a verdadeira liberdade do homem está em Jesus Cristo!