sábado, 11 de junho de 2011

Diga-me com quem tu andas...

É inegável o valor da sabedoria popular, e muitas vezes constatamos que vale a pena prestar-lhe atenção. Mas, diferentemente do que dizem, a voz do povo NÃO é a voz de Deus! Mesmo que reconheçamos alguns acertos, é importante que apontemos as discrepâncias.

Pois bem, vamos ao ditado inicial: “Diga-me com quem tu andas e eu lhe direi quem és!”

Muitos há que dirão sem pestanejar que quem anda em má companhia, só pode ser mau. Mas, o que dizer de nosso Senhor, famoso por ser amigo de publicanos e pecadores?1
Como poderemos atender à Sua ordem de ir às ovelhas perdidas de Israel? É preciso que estejamos dispostos a deixar a nossa situação confortável de apenas convidar e aguardar que as pessoas entrem na igreja, e de fato nos envolvermos com aqueles que queremos evangelizar. Distribuir folhetos e pregar em praça pública tem surtido bons efeitos, contudo, permite que façamos o trabalho e voltemos para o nosso conforto, sem nos envolvermos de verdade com as pessoas.

Não se trata aqui, de modo algum, de praticarmos as obras pecaminosas, nem de mostrarmos qualquer concordância com o mal, e sim de nos colocarmos em condições de dialogar, ajudar e de forma geral, estarmos acessíveis às pessoas a nossa volta.

Entretanto alguém dirá: O Salmo 1º não proíbe andar na companhia dos maus? 2

Ele proíbe andar segundo o conselho, se deter em seu caminho (modo de vida) e participar de suas zombarias. Por acaso o Senhor Jesus desobedeceu o que preceitua o salmo?

Mas ainda assim alguém pode insistir: Mas, nós não devemos evitar a aparência do mal? Este versículo diversas vezes tem sido usado de forma imprópria; não devemos evitar o que apenas parece ser mal, lembremo-nos que o homem erra porque julga segundo as aparências 3 e a Bíblia não nos ensina a proceder assim, pelo contrário, o que o versículo citado nos manda é que evitemos o mal real, qual seja a forma em que ele apareça! 4

Mas e o que a Bíblia fala sobre não haver comunhão entre luz e trevas? 5 A Bíblia proíbe o casamento misto, por selar um íntimo compromisso de mútua dependência, dependência que pode levar à cumplicidade 6; por isso, precisamos tomar cuidado para que nossa dependência seja completamente firmada em Deus e na Sua Palavra, de sorte que sejamos uma boa influência para os nossos amigos, sem permitir que eles nos influenciem para o mal, porque se assim for, então convém nos afastar, salientando que Cristo recebe aqueles que se arrependem 7.

Sendo assim, termino citando outro ditado popular: “cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”, daí a necessidade constante de cuidado e sensatez, mas atenção que o excesso de cuidado não te impeça de olhar com amor e compaixão para aqueles que erram e necessitam do Evangelho do Perdão de Deus em Cristo. 8


NOTAS

1
Mateus 9:10 E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos.
Mateus 9:11 Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?
Mateus 11:19 Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! Mas a sabedoria é justificada por suas obras.
Marcos 2:15 Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam.
Marcos 2:16 Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
Lucas 5:30 Os fariseus e seus escribas murmuravam contra os discípulos de Jesus, perguntando: Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?
Lucas 7:34 Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!
Lucas 15:1 Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2
Salmo 1.1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

3
1 Samuel 16:7c O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração.
João 7.24 Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça.
Colossenses 2:23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.

4
Daí a correta tradução da Bíblia Sagrada Versão de João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada: I Tessaloniceses 5.22 abstende-vos de toda forma de mal, em lugar da antiga Versão Revista e corrigida que dizia: Abstende-vos de toda aparência do mal.

5
2 Coríntios 6.14 Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?

6
Efésios 5:11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.

7
Lucas 5:32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.
I João 1.1,2 Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.

8
2 Coríntios 5:18,19 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário