quinta-feira, 9 de junho de 2011

O QUE DEUS TEM CONTRA A ALEGRIA?

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas. Eclesiastes 11. 9


Existe um pensamento bastante popular de que Deus não gosta de nada do que nós gostamos, como se tudo o que gostássemos fosse errado. Já se perguntava numa canção antiga: “Será que tudo o que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda?”.

Pois bem, leia novamente o versículo do início e perceba que as coisas não são assim. Qual é o pai amoroso que não quer ver seus filhos sorrirem? Deus, mais do que ninguém não apenas deseja a nossa alegria, como Ele mesmo nos providencia agradáveis momentos de prazer junto aos parentes, amigos, namorado (a) ou cônjuge. O que às vezes esquecemos é que o Senhor, como Pai amoroso que é, deseja também participar desses nossos momentos. Deus não se ofende se cantarmos músicas românticas que exaltem o amor sincero entre um homem e uma mulher, desde que não sejam comprometidos com outra pessoa, é claro; assim como se alegra com os cânticos que lhe rendemos. Jesus não se entristece se curtirmos um dia na praia sozinhos, ou com a família, ou amigos, desde que lembremos que Ele sempre está ao nosso lado e possamos incluí-lo em nossas conversas, apresentando-o aos nossos companheiros e que Ele dirija nossos olhares e pensamentos. Deus não tem nada contra o futebol com os amigos, ou um divertido vídeo-game, o que Ele requer é que nada disso nos sirva de motivação para desobedecer os seus mandamentos, muito pelo contrário, que essas atividades e todas as outras que nos fazem sorrir, nos levem a ser agradecidos, amá-lo e serví-lo mais ainda!

Contudo, sabemos que a vida não é feita só de prazer e alegria e que há momentos maus a enfrentar, principalmente quando nossa fé e amor por Deus são testados com a retirada de coisas e de pessoas que amamos. E assim, do mesmo modo como o Espírito Santo esteve presente em nossa recreação, é também o Consolador e o refúgio nas horas de aflições.

Juventude Cristã, o Deus Trino não somente deseja a sua alegria, como Ele mesmo quer ser a fonte e o motivo maior da sua felicidade.

Quando a Bíblia nos diz que Deus pedirá contas dos caminhos e decisões que tomamos não deve ser tão somente para que nos sintamos ameaçados, mas que seja sobretudo a oportunidade de relembrarmos os momentos agradáveis que nós e Ele passamos juntos. Que Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário