terça-feira, 5 de julho de 2011

RESPONDA, AMIGO!

Aonde foram parar os amigos? Não digo os colegas e conhecidos, falo sobre amizade, a verdadeira amizade. Onde estão aqueles que dizem que vão orar por nós, e oram mesmo, falam que vão nos visitar, e visitam mesmo, afirmam que vão nos ligar e ligam mesmo?

Na igreja, quantas vezes voltamos nosso olhar para o último irmão que deixa o templo, ou reparamos naquele que sai apressado antes de todos?

O que sabemos sobre os demais irmãos da nossa comunidade evangélica? Os doentes são somente aqueles descritos no boletim? Sabemos se todos almoçam ou jantam fartamente em seus lares, ou acaso alguém tem falta de uma mistura, ou mesmo um simples prato para compartilhar com seus filhos? Nos informamos acerca dos que faltaram? Temos certeza de que todos os que vieram voltarão tranqüilos para suas casa, ou será que quando estivermos já ha bastante tempo em nossos lares, aquele irmão ainda estará esperando o ônibus no ponto próximo à igreja? Quando um irmão passa por problemas, sofremos como se fosse conosco, ou nos aliviamos por não ter nada a ver com isso? Quando nós mesmos somos grosseiros, arrependidos buscamos o perdão do próximo? Quando nossos filhos são rudes com outras pessoas, nós os repreendemos?

Este pequeno questionário nos dá uma idéia acerca de como vai a união dos irmãos em Cristo. Infelizmente, nesses tempos, todos estamos muito ocupados, sem tempo para cultivar boas amizades, e do mesmo modo como esquecemos, somos esquecidos, desprezamos, somos desprezados, nos afastamos dos irmãos e nos sentimos sozinhos.

Contudo, isto não precisa continuar assim! Para que as coisas sejam diferentes precisamos reconhecer nossa contribuição e com a graça de Cristo, demonstrar nossa fé e nosso amor aos irmãos com reais atitudes de amparo e auxílio.

Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.
Tiago 2. 14-17

2 comentários:

  1. Olá meu amigo e pastor Sandro. Realmente os dias são difíceis e complicados. A poucos dias me propus a visitar uma irmã que a dias não ia à igreja, e ela simplesmente rejeitou a minha visita pastoral. Então veja que existem os dois lados da moeda. E no ministério não é diferente, para achar um colega em quem possamos confiar nossos pensamentos e dilemas não é fácil. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. É, meu amigo, sempre há ao menos dois lados, e precisamos sempre buscar a sabedoria divina para tomar a melhor decisão. Quanto à amizade verdadeira, graças a Deus, encontrei a sua!
    Que Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir