terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vamos Chorar?


Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte. II Coríntios 7. 10.
Todos procuramos a felicidade, e esperamos chorar apenas de alegria, nunca de tristeza. Todavia, sabemos que não é possível passar por esta vida sem sofrer e sem chorar. De fato, a tristeza por muitas vezes nos assalta, e há cenas deprimentes como a de Jacó que aos cento e trinta anos respondeu a Faraó: “Poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida” (Gênesis 47.9).  Mas, prestemos atenção que nem toda tristeza deve ser rejeitada como má. Pois, conforme vemos na segunda carta de Paulo aos Coríntios, a tristeza segundo Deus produz arrependimento. Eis aí uma tristeza benéfica, isto é, a tristeza que nos move a detestar o que Deus detesta, e deste modo, detestar o pecado que existe em nós. Esta tristeza, segundo Deus, é salutar pois nos leva ao arrependimento, como Pedro que, após negar a Cristo por três vezes, chorou amargamente (cf. Mateus 26.75). Tão necessária se faz esta tristeza para nos modelar conforme a vontade de Deus! É melhor sentir esta tristeza do que, seguir alegremente no pecado, esperando, sem notar, pelo castigo divino. O sentimento de pesar nos leva ao arrependimento diante de Deus e à alegria do perdão, que nos fortalece na nossa luta contra o mesmo pecado! 
Infelizmente, há ainda um outro tipo de tristeza pelo pecado, mas, que não é segundo Deus, e sim segundo o mundo, este sentimento não conduz ao arrependimento e sim a autodestruição, a esta forma de tristeza chamamos “remorso”. No mesmo momento em que Pedro, chorava arrependido, Judas Iscariotes, movido pelo remorso, foi enforcar-se. A tristeza segundo o mundo só faz afundar o pecador na sua miséria e não buscar o socorro e o perdão divinos. Necessário se faz que os homens não continuem alegres e satisfeitos com seus pecados, e também não sintam aquela tristeza destrutiva que os leva a abandonar toda esperança de vitória sobre o mal, mas, verdadeiramente tristes e chorosos por seus pecados, busquem a Deus em verdadeiro arrependimento, na certeza de uma nova vida em Jesus!

2 comentários:

  1. ando triste estes dias minha vida mudou muito muitas dificuldades estou vivendo mas confio muito em DEUS eu sei que ele tem o momento certo pra mim

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão, em momentos assim nossos pensamentos e sentimentos nos traem. Precisamos nos agarrar nas verdades que já aprendemos do Senhor. Apesar da aparente ausência, o Senhor está contigo! Apesar do sentimento de abandono, Ele te fortalece! Apesar das tristes lembranças de erros cometidos, Ele te perdoa! E sobretudo, apesar da sensação de que não deveria estar acontecendo tudo isto, saiba que Deus o pôs aí justamente pra que você perceba que a Graça do Senhor é tudo aquilo de que você precisa para ser feliz!

    ResponderExcluir