sexta-feira, 16 de setembro de 2011

NÃO USE A BÍBLIA PARA O MAL


A carne é fraca! (Mt 26.41)
Não julgueis para que não sejais julgados! (Mt 7. 1)
Primeiro retire a trave do teu olho... (Mt 7.5)
Atire a primeira pedra quem nunca pecou! (Jo 8)
Olhai com simpatia os erros de um irmão... Hinário Presbiteriano nº180
São frases tiradas da Bíblia ou de nosso hinário,  como o último (ou o primeiro) recurso daqueles que erram e não querem ser incomodados.
É muito bom e recomendável lermos e citarmos a Palavra de Deus pois ela é remédio e alimento para nossa vida!
Mas, de repente a situação se inverte e todo o esforço para se manter a pureza da igreja é entendido como farisaísmo e hipocrisia.
É como se fosse errado condenar o erro, e prova de amor aceitar os desvios de cada um como mera expressão de individualidade.
Deste modo, a Bíblia passa a ser usada como justificativa para o pecado!
Precisamos ter cuidado, pois até o diabo usou a Palavra de Deus, quando quis tentar a Jesus.
Convém analisar os textos  e seus contextos para lhes fazer justiça!
Rapidamente farei algumas considerações que julgo necessárias, mas recomendo que o leitor continue estudando e busque mais conhecimento acerca dessas passagens:


- Quando Jesus disse “A carne é fraca” falava tão somente que os corpos dos discípulos, de tão cansados, já não podiam se manter despertos e orar, embora seus espíritos muito desejassem orar com o Senhor.
- Não julguem para não serem julgados, com certeza não proíbe toda a forma de julgamento, pois na Bíblia temos diversas ordens para que saibamos distinguir o mal do bem, mas aqui é um aviso de que o julgamento tem duas vias, como a continuação do texto nos diz, o problema não é o julgar, mas o modo como julgamos; devemos pensar se é assim que gostaríamos de sermos julgados.
- Quanto a tirar a trave do próprio olho primeiro, antes de tentar retirar o argueiro do olho do irmão, não é uma exortação para que deixemos todo mundo com seus ciscos nos olhos, seus defeitos e seus pecados, mas sim de ter cautela de sempre primeiro examinar a própria vida.
- O outro versículo “quem estiver sem pecado seja o primeiro a atirar a pedra” não impede que se critique alguém, mas nos alerta contra a hipocrisia e a crueldade. Lembremos que a pedra em questão não era apenas uma crítica à mulher e suas atitudes, e sim um linchamento, uma condenação sumária, sem a menor possibilidade de defesa e de um julgamento justo.   
- E o lindo cântico, que não possui a mesma autoridade bíblica, recomenda:  “Olhai com simpatia os erros de um irmão”, como o próprio título já diz é um estímulo ao amor fraternal, buscando nos ensinar a sermos mansos e misericordiosos com os que erram, procurando nos colocar no lugar daquele que errou, e não fazer “vistas grossas” ou cumplicidade com o mal.
É sempre bom tomarmos cuidado, para só usarmos a Palavra de Deus segundo a vontade de Deus, defendendo aquilo que nosso Senhor se agrada e, com amor, humildade e sabedoria, combatermos toda forma de pecado!

Um comentário:

  1. Realmente, temos que tomar cuidado para não usar a palavra de Deus, para esconder-mos o que ela condena.
    Valeu Pr. (benção na minha vida)

    Rogério IPB Shalon
    Goiânia

    ResponderExcluir