quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CONHECENDO NOSSAS ARMAS

Algumas pessoas estão comentando no facebook que a aparentemente inocente brincadeira da girafa esconde, na verdade, um pacto oculto com satanás que daria legalidade ao inimigo agir na vida das pessoas. Não sei se os idealizadores da brincadeira tiveram alguma intenção oculta. Contudo, não podemos esquecer que nós crentes temos aliança com Deus em Cristo, e não existe a menor possibilidade de que essa aliança seja desfeita por alguma oculta armadilha satânica, e ainda menos por uma brincadeira como a da “girafa”. 

É preciso lembrar do que diz a Palavra de Deus:
João 8.44c Quando ele [o diabo] profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.
Números 23:23 Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus!
2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
Romanos 8:38, 39 Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Sendo assim,
Que história é essa de que, de algum modo, as pessoas dão legalidade para o diabo fazer isto ou aquilo em sua vida?
Desde quando o diabo age pela legalidade? 
Desde quando o ladrão e assassino pede alguma autorização do homem para agir em sua vida?
E que legalidade alguém pode dar ao inimigo, se na verdade, Deus é o verdadeiro dono do Universo?
Não temamos, é Deus quem nos protege de satanás, em Jesus confiamos contra todas as ciladas do inimigo!

Nossa luta contra o diabo não se encontra no campo oculto das feitiçarias e sim no campo aberto de uma vida santificada!

Confira o que Deus nos diz em Efésios 6.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;
12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.
14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.
15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;
16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos

e
Tiago 4:7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

ACORDA, POVO DE DEUS!!!

domingo, 29 de setembro de 2013

Sonhos

Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Efésios 3. 20, 21.

 Todos temos sonhos, desejos e vontades que acalentamos na alma. Os sonhos são esperanças teimosas que insistem em se manter de pé, apesar da dura realidade.

Sonhamos com a cura de um parente querido, com a aquisição de um bem familiar, com a carreira pretendida, com o reconhecimento social, com o amor da pessoa por quem nos apaixonamos e até mesmo com o reencontro com alguém que já se foi.

Existem sonhos legítimos, nos quais  vemos claramente a pureza e o desejo de fazer o bem; outros, todavia, podem apenas expressar um desejo momentâneo, ainda não confirmado pela razão; além destes há aqueles que, embora sejam intensos, devemos abandonar de pronto, ao desvendar as tolices ou os pecados que encobrem. 

Sonhos são expressões do coração!

Sonhar, querer e esperar não é necessariamente errado! Precisamos, contudo, colocar diante de Deus nossos sonhos, para que o Senhor os examine e, pela Sua Palavra nos ensine, nos certificando de que, de algum modo, Ele há de nos proporcionar aquilo que sonhamos, ou algo ainda melhor!

Não somos infelizes conformados, nem tampouco tolos sonhadores! Não, de modo algum! Somos um povo que sonha e trabalha, que pensa  e ora, crendo que temos um  Deus ama e zela por nós!

E assim, vamos vivendo e vendo a amável e poderosa mão de Deus realizando grande parte do que sonhamos, e também trabalhando profundamente em nós, nos confortando quanto ao que ainda não foi alcançado e dando-nos novos e melhores sonhos!

Agradecemos a Deus pela alegria de poder sonhar ao mesmo tempo que descansamos no Senhor, crendo que o Seu plano eterno e infalível, que também envolve nossas vidas, é infinitamente melhor do que tudo quanto pedimos ou pensamos. Louvado seja Deus!!!


sábado, 17 de agosto de 2013

Você é um (a) servo (a) de Deus?

“Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna”. Rm 6.22

Pare um momento pra pensar: O que você diz quando fala que alguém é um servo de Deus? Não deve meramente significar que se trate de um bom homem, ou que seja um membro de igreja ou mesmo um líder religioso. Quando falamos “servo”, necessariamente indicamos que é prestado, um serviço, trabalho ou missão; todavia, biblicamente falando, estamos assumindo que somos escravos, isto é, homens, mulheres e crianças que se submetem, abrindo mão de sua própria vontade. Além disso, quando adicionamos o complemento “de Deus”, designamos a pessoa maravilhosa a quem servimos, apontando para a origem, condição, função e destino deste serviço.

ORIGEM – Ser servo do único Deus, Todo-Poderoso e misericordioso é algo para o quê ninguém jamais estará habilitado, salvo se Ele escolher e comissionar. É uma honra imerecida. Ninguém se torna servo de Deus por sua própria vontade; é Deus quem, através de Cristo, nos salva para servi-lo. Isto também significa que é Deus quem nos orienta quanto ao modo como Ele deseja que O sirvamos, precisamos ler a Bíblia e ir à igreja para conhecermos a vontade divina.

CONDIÇÃO – Ser servo, além de uma comissão de Deus, é também um estado de vida. Não prestamos um serviço temporário a Deus, como um bom negócio no sentido de termos nossos desejos atendidos, e nem tampouco trabalhamos para Ele na esperança de um dia sermos livres de suas ordens. Servos é o que somos, obedecer a Deus é a razão de nossa existência. A verdadeira liberdade não consiste em fazer nossa vontade imperfeita e pecadora e sim, livrar-nos de tudo quanto atrapalhe o desempenho de nossa missão.

FUNÇÃO – Como servos, precisamos a cada dia desempenhar o serviço cristão, olhando todos os fatos e detalhes de nossas vidas, não como uma busca de uma forma egoísta de sermos felizes, e sim, como uma oportunidade de agradar o Senhor de nossas vidas. Temos um trabalho a fazer, uma vida de amor e serviço.

DESTINO – O fim último de nossa vida é adorar a Deus e viver para Ele. Pela graça de Cristo, somos filhos e amigos de Deus, mas, jamais deixaremos de ser seus servos, pois por toda a eternidade desfrutaremos a bênção de conhecer e fazer a vontade de nosso Senhor. A real felicidade e o sentido de nossa vida sempre consistirão em bem servir ao Deus que nos salvou.

Tendo considerado tudo isso, responda: - Você é mesmo um (a) servo (a) de Deus?

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O Ano é 2025...

O ano é 2025, exatamente doze anos se passaram...




Em 2013 as coisas pareciam horríveis, até mesmo insuportáveis, e naquela difícil situação, decisões importantes deveriam ser tomadas. Mas, olhando para trás vejo que me precipitei!

Eu era arrogante e preguiçoso, não tive coragem de fazer o bem, e, movido por maus sentimentos, facilmente tomei o caminho errado; e dessa maneira, errando para não sofrer, foi aí que atraí ainda mais tristezas para mim. Percebo agora que as mentiras e ilusões só fizeram as coisas piorarem, pois, infelizmente, dei mais valor a quem me dizia palavras agradáveis do que para aqueles que tentavam me ajudar mostrando a realidade; hoje colho as duras consequências de meu engano!



Finalmente vejo que quando meus parentes e amigos me criticavam não era porque fossem contra meus sonhos e sim porque desejavam que eu tomasse as devidas providências para que eles não se transformassem num grande pesadelo. Eu não os ouvi, e hoje, acordei assustado!



Ah, quem dera o tempo voltasse! Quem dera, eu pudesse fazer melhor tudo aquilo que descuidei! Ah, se eu pudesse, buscaria a Deus e seria mais sábio, e, sendo prudente, diria não às tentações, e, sendo corajoso e bom, faria apenas o que é certo e digno. Se eu pudesse voltar no tempo e viver de modo diferente, Talvez não conseguisse resolver tudo, mas uma coisa, ao menos, tenho certeza que valeria todo o esforço, pois não teria agora essas lembranças que me apunhalam a consciência!



Depois de uma noite difícil, finalmente pego no sono, e ao despertar...



- O que é isso que vejo? Será possível???



Olho para a folhinha na parede e...



- É novamente 2013!?!!



- Obrigado, obrigado, obrigado, meu Deus!!!



- Com a tua bênção, ajuda e iluminação, farei o que é certo dessa vez!



- Ei, você! Veja que ainda estamos em 2013; aproveite bem o dia de hoje, viva-o intensa e dignamente, evitando as armadilhas do pecado, para que quando o futuro chegar, não venha a lamentar a impossibilidade de voltar no tempo!



“Exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado”. Hebreus 3.13

domingo, 28 de julho de 2013

Perdão, Senhor, pelo bem que eu não fiz!

Como lamentamos pelas coisas erradas que fizemos, pelas palavras infelizes que pronunciamos e costumes tolos que cultivamos!

Às vezes me pego a pensar em como tantas vezes pensei, falei e agi com tal irresponsabilidade, como se não conhecesse meu Senhor!

Quando tais lembranças me invadem logo me recordo do meu arrependimento e do perdão do alto recebido.

Contudo, olhando atentamente para meu passado, algo ainda mais triste se revela e me faz repensar: Falo acerca das coisas que eu não fiz!

Lembro-me com tristeza das palavras de amor que eu prendi entre os lábios, e não falei, dos gestos gentis que não esbocei, das tantas boas ações que não intentei! Quantas foram as oportunidades perdidas de fazer o bem, cultos aos quais eu simplesmente não fui, ajudas que não ofereci, alertas que não dei e conselhos que neguei? Reparo com pesar que, por mais que eu deseje, o tempo não volta atrás e há pessoas que nunca mais verei para falar-lhes do meu arrependimento. Olho meu presente e percebo como eu seria mais feliz se hoje colhesse os frutos das sementes, que, infelizmente, não semeei.

Assim, percebo que tão mal quanto ou ainda pior que o erro cometido é a perda da hora oportuna de fazer o bem!

Por isso, humildemente peço a Deus: Perdão, Senhor, pelo bem que eu não fiz! Eu lhe suplico, ó Pai, que não apenas evite o mal que me espreita, mas, que abra bem meus olhos para que eu veja em meu caminho e aproveite cada uma das oportunidades que tens me dado de te amar acima de tudo e ao meu próximo como a mim mesmo!

Em nome de Jesus, Amém!

Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando. Tiago 4:17



domingo, 7 de julho de 2013

Benditas Férias!!!


Finalmente chegaram as férias de meio de ano!
Há poucos dias elas pareciam tão distantes que tínhamos a sensação de sermos náufragos, prestes a morrer na praia. Mas, finalmente chegaram as tão esperadas férias!
O que fazer agora? Viajar? Arrumar a casa? Dormir até não poder mais? Ler aquele livro que aguarda pacientemente em cima da estante? Assistir  DVDs?  Ouvir Cds ou antigos LPs? São tantas opções que o tempo parece curto, para tudo o que se pretende fazer.
Contudo, entre tantas alternativas, podemos, talvez, ter nos esquecido do principal.
Sim, o Principal, a leitura da Bíblia e o momento de comunhão pessoal com Deus, que chamamos Oração, atitudes que deveriam ser hábito em nossa vida cristã.
Lembremo-nos de que, até aqui, a nossa maior desculpa foi a de “falta de tempo” para nos dedicarmos mais a Deus.
Esperávamos ansiosos por um tempo em que pudéssemos ler a Sua Palavra e orar sem pressa. Então, este tempo chegou!
Vasculhe sua casa, e você vai acabar encontrando sua Bíblia! Olhe para ela, sem a pretensão de lê-la toda de uma vez, mas, também não a tome sem cuidado, como se fosse, meramente, uma sorte a ser tirada!
Escolha um livro, dentre os 66 que lhe aguardam e leia, do começo ao fim, dia-a-dia, sem pressa ou preguiça, e veja o que Deus tem pra você.
Depois, reflita sobre sua vida à luz do texto lido, e pense nas necessárias mudanças, e, em oração, consagre-se a Deus a fim de que tais correções se tornem reais em sua vida!
Faça isto a cada dia e em todos os dias de suas férias, e verá como terá valido a pena! E no fim, desse período, você se perguntará como conseguiu ficar tanto tempo sem cultivar seu espírito e vai perceber porque o ano parecia tão difícil!
Vamos! Faça essa experiência, depois me diga como foi!
Que Deus lhe abençoe!!!


domingo, 2 de junho de 2013

Rude Cruz Se Erigiu...

R ola uma lágrima em minha face,
U ma gota fugidia, um pedacinho de mar
D enunciando a tempestade que balança o meu barquinho
E me enche de temores, me ameaçando naufragar.

C ontudo, no coração a esperança insiste
R esistindo ao choro descontrolado
U nindo a confiança às lembranças do passado
Z arpo em calmaria, desfazendo o rosto triste.

S e Jesus me amou ao ponto de morrer pra me salvar
E u vou amá-lo tanto, tanto, pra viver e confiar!

E mesmo que a tormenta demore a ter fim
R etiro minha força da fé que me motiva
I mploro ao Salvador amparo verdadeiro
G anho muito mais que ser preservado da deriva
I nfunde a coragem e a paciência em mim,
U sa Deus até o mau tempo pra me tornar bom marinheiro!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

NÃO SE TORNE UM FALSO PROFETA!


Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram. Jeremias 23:21 


Hoje em dia um novo padrão de comportamento está sendo amplamente divulgado entre os crentes.  Ensina-se que quando alguém quer muito uma coisa ou algo que julgue ser justo deve “profetizar” para que isto aconteça. Contudo, precisamos ter muito cuidado com isso para que não nos tornemos falsos profetas.

a) A Bíblia nos dá algumas formas seguras de identificar o falso profeta:

1. É falso profeta aquele que fala em nome de Deus que algo vai acontecer e aquilo não se cumpre!

Deuteronômio 18:
21  Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
22  Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.

2. É falso profeta aquele que depois de ter sua profecia cumprida, tendo ganho a confiança da igreja a leva a servir outros deuses e a afasta o povo dos mandamentos de Deus!

Deuteronômio 13:
1 Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciarum sinal ou prodígio,
2  e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,
3  não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.
4  Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis.
5  Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.

3. Os falsos profetas profetizam segundo o seu próprio querer, ou conforme agradar o ouvinte:
Nos tempos difíceis do profeta Jeremias, muitos saíam a profetizar coisas boas, como forma de animar o povo, contudo vejam o que disse o Senhor:
Jeremias 14:
14  Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa,  adivinhaçãovaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.
15  Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas.

b) A Verdadeira Profecia é firmada na BíbliaSagrada

1. Tem consciência de ser enviada por Cristo para ensinar as pessoas a obedecer a Sua vontade:
Mateus 20.
18  Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
19  Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenhoordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

João 14:26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

2. Prepara a Igreja para a fidelidade a Cristo nas aflições!
João 16:33  Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
2 Coríntios 6:4  Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,
Colossenses 1:24  Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;
2 Timóteo 4:5  Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.
I Tessalonicenses 1.
6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo,
7  de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia.

1 Coríntios 10:13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
João 5:24  Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Apocalipse 2:10  Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

c) Profetizar é falar o que Deus ordenou!

Deuteronômio 18:
20  Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto.

Lembremos do bom exemplo de Micaías:
1 Reis 22:
13  O mensageiro que fora chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles e fala o que é bom.
14  Respondeu Micaías: Tão certo como vive o SENHOR, o que o SENHOR me disser, isso falarei.

Assim, podemos afirmar que profetizar não é o mesmo que falar coisas agradáveis e também não quer dizer necessariamente tentar predizer o futuro e sim falar segundo a vontade de Deus!


d) Como tratar os profetas

Na Igreja do Novo Testamento, profetas são aqueles que trazem ensino e consolo, contudo eles devem ser julgados pelos cristãos que os ouvem para que só aceitem a Palavra que procede de Deus e seus espíritos devem estar sujeitos a isto, para que não haja confusão na Igreja.

1. Os profetas devem ser julgados

No Novo Testamento o apóstolo Paulo nos ensina sobre os profetas na Igreja:
1 Coríntios 14
29  Tratando-se de profetas, falem apenas dois ou três, e os outros julguem.
30  Se, porém, vier revelação a outrem que esteja assentado, cale-se o primeiro.
31  Porque todos podereis profetizar, um após outro, para todos aprenderem e serem consolados.
32  Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos próprios profetas;
33  porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,

2. O padrão para julgar os profetas é o Evangelho, o ensino de Jesus, a Bíblia Sagrada!

Atos 17:11  Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

Gálatas 1. 8  Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

1 Timóteo 6:
3  Se alguém ensina outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino segundo a piedade,
4  é enfatuado, nada entende, mas tem mania por questões e contendas de palavras, de que nascem inveja, provocação, difamações, suspeitas malignas,
5  altercações sem fim, por homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.


CONCLUSÃO

Assim, quando um crente que desejar muito uma coisa ou algo que julgue justo, não deve “profetizar”, “determinar” ou “decretar” isto ou aquilo, e sim orar com fé, expondo seu pedido e aguardando que o Senhor, segundo a Sua vontade lhe dê o que for melhor!


1 João 5:14 ¶ E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.

Tiago 4.
13  Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14  Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15  Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.

Podemos e devemos profetizar, isto é, falar com toda a segurança do que a Bíblia Sagrada nos ensina, contudo, não profetizemos sobre o que não sabemos, para não incorrermos no erro do falso profeta; falemos como falou o apóstolo Paulo:

Atos 18:21  Mas, despedindo-se, disse: Se Deus quiser, voltarei para vós outros. E, embarcando, partiu de Éfeso.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

O Dia de Tiradentes


Dia 21 de abril, data marcante em nosso calendário: feriado de Tiradentes. Neste dia comemoramos o ato heróico de Joaquim José da Silva Xavier, que em 1792 entregava sua vida pelo ideal da independência do Brasil; a independência que só viria a ser proclamada trinta anos depois por D. Pedro I, neto da rainha que mandou executar o nosso herói. Sem dúvida é um dia a ser lembrado!
Contudo, algo muito interessante observamos nas pinturas que fazem alusão à data, nas quais, geralmente, vemos um homem com uma corda no pescoço, em traços muito semelhantes aos que o catolicismo costuma pintar como sendo a face de nosso Senhor Jesus Cristo. Como brasileiro sou grato àqueles que fizeram nossa história; todavia, precisamos reparar bem na diferença que existe entre a morte do Tiradentes e a crucificação de Jesus.
Não esqueçamos que Tiradentes, sem delatar seus companheiros, bravamente morreu por um nobre ideal, o de ver seu país livre da exploração estrangeira. Entretanto, sabemos que ele não foi um santo, sem pecados, pois como a Bíblia sempre nos recorda, só Jesus Cristo viveu sem pecado! E, apesar de todo o esforço da Inconfidência Mineira, ainda hoje nos vemos sob o domínio cultural e econômico das grandes potências mundiais.
Já o nosso amado Senhor, não veio ao mundo, apenas morrer por um ideal; de forma alguma! Jesus trouxe, de fato, a vida eterna a todo aquele que nEle crê! Em Jesus nosso perdão foi conquistado a preço de sangue, e sua morte não foi o fim de seu ministério entre nós, porque bem sabemos que Ele ressuscitou, apareceu a muitos e depois enviou Seu santo Espírito para morar em nós e nos capacitar a vivermos para Ele!
Jesus não morreu por um ideal; Ele morreu por mim! Sua morte não marca o princípio de um movimento de independência, e sim a certeza da total e completa libertação do castigo divino e nossa plena reconciliação com Deus!
Salve 21 de abril! Que Tiradentes e sua luta jamais sejam esquecidos! Mas, sobretudo, jamais esqueçamos que a verdadeira liberdade do homem está em Jesus Cristo!

sábado, 30 de março de 2013

“Tenho Sede!”


Um dia em favor de nós Ele gritou: "Tenho sede!"
Na Cruz, a sede era apenas mais um de seus sofrimentos,
Em seu corpo maltratado e desidratado tais palavras soavam naturais
Mas nem por toda a água do mundo, de deixar o madeiro seria ele capaz
Teve sede, não por que lhe faltasse poder de se dessedentar,
Ele, que a água simples em festa transformou,
Não podia do lenho seco fazer brotá-la cristalina?
Ele, que a água bravia do mar acalmou,
Não podia chamá-la para que viesse calmamente a si?
Ele, que sobre a água caminhou,
Não podia agora tê-la em seus lábios?
Ele, que da água incerta, grande pescaria efetuou
Não poderia comprimir as nuvens a seu favor ?
Ele, que água usou para lavar os pés dos seus discípulos
Não podia fazê-la cair em seu rosto neste momento de dor?
É certo que podia, mas, preferiu pedi-la conforme fora profetizado
A água da vida teve sede e clamou
Se ele sofreu, por que não sofreremos nós?
Se ele clamou, por que não clamaremos nós
Senhor, temos sede, dá-nos a água da vida
Senhor, temos sede, faz fluir rios de água viva em nós
Senhor, temos sede, sede de Justiça
Senhor, temos sede de ouvir sua voz
Senhor, temos sede de obedecê-lo
Senhor, temos sede de vê-lo voltando
Senhor, temos sede de contemplarmos tua glória,
E embora seu grito tenha sido respondido com vinagre e fel
Ouve-nos e responde  com ternura de seu trono no céu
Assegura a presença e o alívio a todo aquele que é seu
É ele a água viva que batiza,
A água limpa que purifica
A água fresca que alivia a sede
A sede por Deus que acompanha todo o homem.
Sede esta que só Ele, Jesus pode saciar!

sábado, 23 de março de 2013

HOSANA, BENDITO O REI QUE VEM EM NOME DO SENHOR! JOÃO 12.13



Era um dia muito especial! Jesus, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores entrava triunfalmente em Jerusalém, a cidade de Davi e do templo de Deus!
A multidão maravilhada disputava lugares ao lado do mestre; roupas eram dispostas na estrada, a adornar-lhe o caminho, ramos eram balançados ao vento, como um aceno de boas vindas, enquanto homens, mulheres e crianças louvavam e bendiziam o rei enviado por Deus.
Naquele momento de extrema comoção e alegria, ninguém imaginava os fatos que se desenrolariam no decorrer da semana e culminariam na morte do grande rei.

Mas, Ele sabia! Ele bem sabia que os louvores se transformariam em blasfêmia e os “Vivas!” se tornariam em clamores a favor de sua crucificação!

Refletindo sobre o fato narrado nos evangelhos, ficamos aturdidos e perplexos com a serenidade de nosso Senhor!
Aprendemos com Ele que, nessa vida, as alegrias logo dão lugar à tristeza e à ingratidão. Vemos que os elogios, muitas vezes, se dissolvem em críticas e abandono; e somos confortados com a segurança de que o Senhor Jesus nos ama e nos guarda, apesar de saber até dos pecados que ainda iremos praticar!

Assim como em uma semana o cenário todo foi mudado em Jerusalém, muita coisa pode acontecer conosco entre um culto e outro, da despedida do domingo até o novo reencontro.

Peçamos humildemente a Deus pela graça de sermos mantidos fiéis, diante das tantas provas e tentações que se nos depararem, bem como a serenidade apresentada pelo mestre diante da esperada ingratidão. Saibamos descansar em Deus, que nunca nos decepciona e perdoarmos uns aos outros, e até mesmo contar com a ingratidão e a falta de reconhecimento ao bem que praticamos, uma vez que nós mesmos, tantas vezes e lamentavelmente, assim agimos com nosso gracioso Senhor!