segunda-feira, 7 de março de 2011

A LEI DA SEMEADURA

Todos os crentes devem saber que a salvação nos é dada por Deus de forma gratuita, através da fé em Jesus Cristo, como diz Efésios 2. 8,9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”. Contudo, quis Deus além da salvação, conceder, no Dia do Juízo Final, recompensas especiais, conforme a qualidade das obras que os salvos praticam.

Leiam I Coríntios 3. 8, 11-15:
“Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo”.

Contudo, quanto tempo você está disposto a servir a Jesus até ser recompensado?

De início a pergunta pode soar estranha, mas, eu conheço pessoas que não suportam esperar muito pelos galardões oferecidos por Deus, pois o que fizerem aqui, é aqui mesmo que esperam ser recompensadas! São pessoas que confiam numa tal de “Lei da Semeadura”, publicada em livros, palestras e DVDs, pela qual esperam que Deus as recompense na medida em que fazem essa ou aquela boa obra, esta ou aquela “oferta de fé”.  Por desejarem recompensas imediatas para o bem que realizam, elas acreditam que terão lucro a curto prazo, ao proporem um negócio com o Todo Poderoso. “Semeiam” dinheiro no cofre da igreja e, com um bom lucro, é isto que desejam receber de volta. É lamentável que tenham cunhado o nome de “Lei da Semeadura” pois se fossem realmente coerentes com o ensino da agricultura, saberiam que nunca um fazendeiro semeia de manhã para colher à tarde, pelo contrário, a dedicação e a paciência são ferramentas necessárias ao bom semeador.

“Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas” Tiago 5:7.

Infelizmente, à moda do filho pródigo (Lucas 15. 11-32), esses novos crentes não sabem esperar  para receberem sua herança, ambicionam, não os tesouros do céu, propostos por Jesus ao jovem rico, mas a riqueza que Jesus o mandou abandonar (Lucas 18. 18-24); não a recompensa na Ressurreição dos Justos oferecida pelo Salvador aos bem aventurados (Lucas 14.14), mas o pagamento imediato do bem que pensam terem realizado. Sem perceber, eles desmerecem todas as grandes boas atitudes dos crentes da Bíblia, como se visassem um interesse de prosperidade, exaltação ou alguma outra recompensa imediata, quando a Bíblia enfatiza que o que eles fizeram não visava esta pátria terrena, mas aquela que é eterna (leia Hebreus 11. 13-17;  32-40).

Tais pessoas fazem questão de somar as ofertas que “semeiam”, com tanta expectativa de serem logo recompensadas, que se torna impossível obedecer ao mandamento de Jesus de que a mão direita não veja o que faz a esquerda (Mateus 6.3,4).  Deste modo as pessoas vêem a Deus como um negociante antes que um pai amoroso que dá a cada um segundo a sua bondade e compaixão, muito além das nossas obras, que por mais que façamos não será sequer o que deveríamos ter feito! Um crente assim jamais diria: “sou um servo inútil, pois, não fiz nada mais do que minha obrigação”; tampouco estará disposto a, primeiramente, servir o Senhor da Casa para só receber sua recompensa ao final de tudo.

Confira com Lucas 17. 7-10:
“Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa? E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer”.

Sobre a verdadeira Lei da Semeadura a Bíblia ensina:
“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” Gálatas 6:7.
“E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” Mateus 10:42.
“e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos” Lucas 14:14.
“Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho” 1 Coríntios 3:8.
“E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” Apocalipse 22:12.

Mas, há pessoas que defendem a recompensa imediata citando Marcos 10. 28-31.

“Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna. Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros”.

Todavia, é óbvio que o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, filhos e campos não deve ser visto como o número de propriedades concedidas a cada servo de Deus, e sim a segurança de que onde houver um crente verdadeiro, ali estará um irmão nosso, disposto a compartilhar sua vida, família e bens a favor dos que, como ele, servem ao Senhor.

O pior de tudo é que uma visão errada acerca dos galardões incentiva a ambição dos crentes, mostrando Deus como alguém que se compromete a recompensar a “semente” (cheque) de acordo com o valor, com o nome da pessoa ou o desejo que se pretende realizar escrito no verso do cheque, estimulando as pessoas à busca de riquezas através de ofertas à igreja ou à causas nobres. Tais pregadores da prosperidade chegam mesmo a dizer que através dessas coisas muitos se tornarão milionários!  

Contudo, observe o que a Bíblia nos diz em:

Provérbios 23. 4,5
Não te fatigues para seres rico; não apliques nisso a tua inteligência. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? Pois, certamente, a riqueza fará para si asas, como a águia que voa pelos céus.

I Timóteo 6. 6-10

De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

E também em Mateus 6. 19-21:

“Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

Finalmente, cabe aqui frisar que aqueles fazem questão de receber aqui a recompensa pelo bem praticado estão se esquecendo que, assim fazendo, nada mais poderão esperar do Senhor, pois, como Jesus disse dos ambiciosos e exibicionistas fariseus: “Eles já receberam o seu galardão” (Mateus 6. 2, 5 e 16).

Biblicamente, este é o verdadeiro ensino sobre os galardões, ou como alguns podem chamar, esta é a verdadeira Lei da Semeadura!

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”  Efésios 3:20, 21


Ps. Por favor, assista esse vídeo e reflita:



Um comentário:

  1. Pastor precisamos conversar pessoalmente.
    Pastor Geraldo RJ

    Meu contato. 21.96445-9456 a paz do senhor Jesus Cristo meu irmão!

    ResponderExcluir