sábado, 5 de março de 2011

Para onde vou me esconder de Deus?

Esta era a pergunta do salmo 139 (v. 7), uma pergunta para a qual qualquer criança poderia retrucar: Isto é impossível! Deus está em todo o lugar! Todavia uma nova pergunta se levanta: Por que  alguém ia querer se esconder de Deus? No caso do salmista basta corrermos para a parte final do salmo (vv. 19-24) e o encontraremos finalmente revelando o sentimento que ele gostaria de esconder: o ódio intenso que ele sentia dos homens malvados. É difícil, é realmente desconcertante, para o homem e à mulher crentes lidar com suas dúvidas, suas fraquezas e especialmente, com sua natureza pecaminosa; é de tal forma constrangedor que às vezes queremos esconder-nos de todos, e se possível fora, até de Deus. O que mais gostamos de revelar é o nosso melhor lado, nossos pontos mais fortes; mas o que fazer com nossos sentimentos  contraditórios, que em certas horas nem sabemos se expressam o zelo santo pela lei de Deus ou a fúria cega de uma mágoa não curada?
1° Conselho: “Não Tente Se Esconder de Deus!”
Como o salmista pôde constatar, bem como qualquer criança de nossa Escola Dominical, Deus conhece tudo, vê tudo e pode tudo, qualquer tentativa de fuga é pura ilusão.
2° Conselho: “Reconheça que algo o incomoda!”
É de se estranhar a idéia que tem se espalhado, o pensamento de que falar de um  problema é demonstração de falta de fé, que se queremos que algo bom nos aconteça devemos agir como se já estivesse acontecendo, como se tudo estivesse bem o tempo todo. E assim vemos aqui e ali crentes, verdadeiros atores, que disfarçam sua dor entre um “glória” e um “aleluia”.  Na verdade isto não passa de uma nova tentativa de fuga; Deus não quer que finjamos um milagre que Ele não fez , pois quando Ele o faz não dá para disfarçar. Disse Jesus: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores”. Devemos fazer como recomenda o apóstolo Pedro: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” 1 Pd. 5.7. Ter fé não é fingir que tudo está bem é buscar e crer no socorro que virá! 
3° Conselho: “Peça a Deus que Pese e Purifique Seu Pensamento e Sentimentos”
Assim que se reconhecermos que não podemos fugir de Deus, que realmente há algo em nossa vida que nos tira a paz, só nos resta submetermos tudo a Ele em oração, na certeza de que Ele nos dirigirá. “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos” Sl 139.23
4º Conselho: “Que a Palavra de Deus o dirija acima dos seus sentimentos”
Faça o que fez o salmista, tenha a vontade de Deus, e não a sua própria, como guia para a sua vida: “Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Sl 139.24  

Nenhum comentário:

Postar um comentário