quinta-feira, 22 de julho de 2010

QUAL É O SEU NOME?

EU POSSO LHE CHAMAR DE CRISTÃO?

Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11. 26
Conta-se que certa vez o famoso e temível general e imperador da Macedônia, Alexandre, O Grande, fazia inspeção às suas tropas de soldados, quando lhe foi trazido um que, em meio à batalha, havia desertado, e covardemente abandonado o posto. O imperador o chama para perto de si e lhe pergunta: - Qual é o teu nome rapaz? E o soldado, timidamente, e com voz trêmula respondeu: A-A-Alexandre; eu me chamo Alexandre. Então o grande general, num segundo, avança para cima do rapaz, e sufocando-o exclama: Ou você muda de atitude, ou muda de nome! É fácil compreender a irritação do grande Alexandre diante daquela situação; pois seria uma vergonha para o próprio imperador ver um covarde sendo chamado pelo mesmo nome que ele. Contudo às vezes não percebemos que coisa ainda mais ridícula tem acontecido entre homens e mulheres que se dizem cristãos. Como podemos reparar no texto bíblico de Atos 11, os cristãos receberam este nome por serem reconhecidos como discípulos de Cristo, isto é, seguidores da pessoa, da palavra e do exemplo de Jesus Cristo. Mas, quantos há que, sob o nome de cristãos, continuam na prática constante de vícios e pecados? É dever do cristão reconhecer o erro cometido e em honra ao nome do Senhor Jesus Cristo, mudar imediatamente da sua conduta errada, para outra que agrade ao seu Rei, do contrário não poderá ele seguir avante fazendo-se passar por aquilo que não é. Leiamos o que diz a Palavra de Deus na primeira epístola de João: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro. Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou”
(I João 2. 1-6). Assim, caro cristão, se estiver em erro, não mude de nome, mude de atitude. E que Deus assim nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário